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Dez dicas para iniciar uma atividade física

Encarar os exercícios como metas é fundamental para aderir a uma rotina mais saudável. Veja as 10 dicas que selecionamos para ajudar você a deixar a preguiça de lado e encarar as atividades físicas da maneira mais prazerosa.

1. Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou, mesmo sendo mais jovem, se tem algum antecedente pessoal ou familiar de doença cardíaca, diabetes e problemas ósseos e articulares. 

2. Providencie os exames solicitados pelo seu médico. Assim ele poderá identificar algum problema em fase inicial evitando seu agravamento. 

3. Escolha um exercício que lhe agrade. Não vai adiantar, por exemplo, ir para uma academia se você prefere atividades ao ar livre.

4. Use os equipamentos adequados para a modalidade escolhida. Ciclistas devem usar capacetes e luzes de advertência nas bicicletas; para caminhadas ou corrida, roupas leves e tênis com bom amortecimento de impacto; musculação, luvas para evitar bolhas e calos nas mãos e assim por diante. 

5. Programe suas sessões de exercícios para a maioria dos dias da semana e em horários com temperatura agradável. No mínimo 3 dias alternados. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório. 

6. Ouça seu corpo. É esperado que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada.

7. Se alimente cerca de 30 a 40 minutos antes e até uma hora após os treinos. Ao contrário do que muitos imaginam, se exercitar em jejum e não comer após a atividade acaba queimando massa muscular e não a gordura corporal.

8. Hidrate seu corpo. Devem ser consumidos entre 300 e 500mL de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200mL a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar uma bebida isotônica.

9. Faça exercícios de alongamento e flexibilidade antes e principalmente após os treinos. Isso é importante para evitar encurtamentos musculares e problemas nas articulações. 

10. Se você é do tipo que não gosta de ficar sozinho, mesmo durante sua atividade física, convide um amigo ou parente para lhe acompanhar. Pode ser que vocês descubram mais um motivo para estarem juntos dividindo as alegrias de uma vida mais saudável e prazerosa. 

 

Fonte: https://goo.gl/Tjta4w

Como escolher a roupa certa para malhar?

A roupa deve privilegiar o conforto e favorecer os movimentos. Por isso, prefira peças funcionais, materiais específicos para a prática esportiva e tamanhos corretos. Cumpridos esses quesitos, é partir para a ação!

Tecidos tecnológicos

Eles ajudam no desempenho do atleta, incluem leveza e favorecem a evaporação do suor, pois possuem ventilação estratégica, transmitem conforto térmico e, dependendo da roupa, protegem da radiação ultravioleta – indicada para quem pratica esportes ao ar livre. No caso dos homens, os tecidos tecnológicos são ainda mais importantes. Eles suam mais durante os treinos e, por isso, devem procurar roupas que favorecem a evaporação do suor.

Meias

Prefira meias com algodão em sua composição, que ajuda a absorver o suor e diminuir o. As mais indicadas são as bem curtas, que ficam praticamente escondidas.

Leggings

As calças compridas ficam bem para todo o tipo de mulher. Aquelas que têm o corpo mais atlético podem usar as leggings que terminam na altura da panturrilha. Para as baixinhas, a dica é evitar usar as que terminam logo abaixo do joelho para alongar a silhueta. O equilíbrio ideal é combinar peças justas com outras mais largas, e curtas com outras mais compridas.

Sem barriga

Quem quer disfarçar os quilinhos a mais não deve usar short muito curto ou regata cavada, além de optar por cores mais sóbrias. Homens com pernas finas podem usar bermudas maiores (até a altura do joelho), desde que elas não comprometam os movimentos.

Cores

Se optar por uma peça com estampas florais, étnicas ou de bicho, combine-a com algo neutro. Caso estiver com roupas em tons sóbrios, dá para usar um tênis vibrante ou de contraste, mas, se roupa for bem colorida, o ideal é não combinar. 

 

Fonte: https://goo.gl/X33iwH

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