Blog

Novidades Linho Lev

Crossfit é um esporte. O esporte dos fitness.

Esta frase é de Greg Glassman, criador do CrossFit. Com certeza você já ouviu falar, mas talvez não tenha certeza sobre como funciona esse tipo de treinamento. Então, descubra agora!

Sucesso nos Estados Unidos, ele é utilizado também em academias de polícia, grupos de operações táticas e unidades de operações especiais do exército norte-americano. Por prometer uma otimização de capacidades físicas como resistência cardio-respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade, acabou se tornando uma febre entre amantes de atividades intensas no mundo todo.

 

O que é?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.

Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.

 

Quais são os equipamentos?

O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo. Mas, também são utilizados equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

Crucial no CrossFit também é o fato de que é o Esporte Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar.

 

Suplementos

Para praticantes de Crossfit, a Performance Line da Linho Lev é perfeita, pois oferece uma gama ampla de suplementos para repor energias e otimizar o desempenho. Conheça os produtos dessa linha clicando aqui.

Aproveite as férias e o calor e pratique exercícios na praia

Que tal aproveitar o verão na praia para praticar exercícios? Além de tomar um solzinho e garantir um belo bronzeado, você ainda perde algumas calorias, se diverte e mantém o corpo em dia.

Para fazer atividades na praia não abra mão de boné, óculos de sol, protetor solar para corpo e rosto e siga a recomendação dos médicos: fuja dos horários de pico (entre 10h e 16h). Selecionamos algumas atividades que você pode praticar ao ar livredurante este verão e eliminar entre 400 e 650 calorias. Veja qual delas se encaixa mais no seu perfil e boa diversão!

Frescobol: o esforço de membros superiores (braços/costas) e inferiores(coxas/glúteos) são intensos, a parte cardiorrespiratória também.

Vôlei: as pernas são muito solicitadas, assim como a parte cardiorrespiratória, o que aumenta o condicionamento físico.

Bicicleta: as pernas são muito trabalhadas. Sem contar que o exercícios ajuda a eliminar aquela barriguinha indesejável!

Skate: a parede abdominal é muito solicitada, assim como as pernas e costas.

Corrida: as pernas e o coração são muito solicitados, aumentando o condicionamento físico e a queima calórica.

Caminhada: as pernas e o coração são muito solicitados, aumentando o condicionamento físico e a queima calórica, mais em intensidade menor do que a corrida. Essa atividade é ideal para iniciantes.

Patins: assim como o skate, trabalha músculos como abdômen, pernas e costas. Trabalha muito também a coordenação motora.

É importante lembrar que você pode aumentar a intensidade de algumas dessas atividades praticando-as na areia. Na caminha e na corrida, por exemplo, o esforço aumenta pelo menos 30%, dependendo das condições da areia. E não se esqueça de fazer um bom alongamento antes e depois. Essa prática simples pode amenizar lesões.

 

Fonte: Juliana Falcão (MBPress)

Lesão: como reconhecer que este problema está chegando?

Todo mundo precisa aprender a ouvir o corpo para reconhecer os sinais de uma lesão.

Nosso corpo é sábio. Tanto que nos avisa antes de uma lesão chegar. E se você é uma pessoa que está atenta e sabe ouvir o corpo, pode reconhecer os sinais antes que surja alguma lesão.

Uma dor mais leve, a pulsação que está descompassada e até a queda do rendimento no esporte podem ser sinais de um problema iminente.

É vital ouvir o corpo para prevenir uma lesão que pode atrapalhar suas atividades por tempo indeterminado. A frustração e a apatia depois de problema como esse também são consequências que podem desanimar a continuidade do esporte. "Se você sentir qualquer dor em qualquer parte do seu corpo, não ache que isso é temporário, consulte um especialista. É melhor prevenir do que remediar", fala o médico Julio Grados, especialista em medicina esportiva. "As dores podem se manifestar de várias formas e em diferentes fases do exercício" comenta ainda. De acordo com o especialista, você tem que ter muita atenção para o desconforto que pode sentir no final de cada prática. "Precisamos muito do descanso para recuperar o organismo e fugir de lesões. Se sentir algum desconforto após o treino, talvez esteja sobrecarregado", completa o médico.

Note, ainda, se você está tendo um momento difícil no esporte e sentindo dores onde não sentia. "Uma coisa é a fadiga natural e outra, a dor; devemos aprender a distinguir", conclui.

 

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br

Pesquisa revela como o exercício físico ajuda a proteger o coração

A prática regular de atividade física tem se firmado como uma importante forma de tratamento para a insuficiência cardíaca, revela estudo.

Os benefícios vão desde prevenir a caquexia – perda severa de peso e massa muscular – até o controle da pressão arterial, a melhora da função cardíaca e o retardo do processo degenerativo que causa a morte progressiva das células do coração e leva à morte 70% dos afetados pela doença nos primeiros cinco anos.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Autophagy, ajuda a elucidar parte dos mecanismos pelos quais o exercício aeróbico protege o coração doente.

“Basicamente, o que descobrimos é que o treinamento aeróbico facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas”, contou Julio Cesar Batista Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e coordenador do projeto.

As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir energia para as células. “A remoção dessas organelas promove um aumento na oferta de ATP [adenosina trifosfato, molécula que armazena energia para a célula] e reduz a produção de moléculas tóxicas, como os radicais livres de oxigênio e os aldeídos reativos, que em excesso danificam as estruturas celulares”, acrescentou.

Segundo o pesquisador, o objetivo da pesquisa no longo prazo é identificar alvos intracelulares que podem ser modulados por meio de fármacos para promover pelo menos parte dos benefícios cardíacos obtidos com a atividade física.

“Claro que não queremos criar a pílula do exercício, isso seria impossível, pois ele atua em muitos níveis e em todo o organismo. Mas talvez seja viável, por meio de um medicamento, mimetizar ou maximizar o efeito positivo da atividade física no coração”, comentou Ferreira.

O trabalho de investigação vem sendo conduzido durante o mestrado e o doutorado de Juliane Cruz Campos, bolsista da FAPESP e orientanda de Ferreira.

Em uma pesquisa anterior, publicada na revista PLoS One, o grupo mostrou por meio de experimentos com ratos que o treinamento aeróbico reativa um complexo intracelular conhecido como proteassoma – principal responsável pela degradação de proteínas danificadas.

 

Fonte: https://goo.gl/DWtEku 

Sem mais desculpas: veja um guia para derrubar os pretextos mais comuns que alimentam o sedentarismo

Se você está achando muitas dificuldades para praticar exercícios, fique de olho nessas dicas. Para cada desculpa, tem uma boa resposta para incluir de uma vez por todas a atividade física na sua rotina.

O ambiente da academia não me agrada

A solução: se a sala fechada e barulhenta for o que perturba, busque as chamadas academias sustentáveis, que possuem mais áreas verdes e iluminação natural – e oferecem, inclusive, aulas a céu aberto. Para escapar totalmente de ambientes de malhação, a saída é se mexer ao ar livre, em parques. Vários dispõem de aparelhos de ginástica de uso gratuito, alguns até trazem placas acopladas com sugestões de exercícios. Mas é preciso ter disciplina para não desistir. 

 

Não gosto de musculação

A solução: antes de mais nada, lembre que a musculação não é feita só em aparelhos nem tampouco precisa ser sempre igualzinha. Os circuitos, compostos de diferentes exercícios com poucas repetições, mas em ritmo acelerado, costumam agradar a quem reclama de monotonia.

 

Não tenho companhia para a atividade física

A solução: tem muita gente na mesma situação e a estratégia é descobrir onde essas pessoas se encontram. Uma sugestão é ir atrás de grupos decorrida ou de bike. Ou, então, procurar atividades coletivas, como as danças ou lutas. Em geral, quem passa muito tempo sozinho vê no exercício físico uma maneira de conhecer pessoas, trocar ideias e até fazer negócios.

 

Não consigo ver resultado

A solução: estipule metas possíveis – assim, você não se frustra. Pode até ser perder 4 quilos em um mês ou correr em uma competição de 10 quilômetros, mas coloque seus desejos no papel, detalhando-os. Isso significa ter objetivos a curto e longo prazos, considerando seus limites e respeitando a resposta do seu corpo.

 

Tenho vergonha de malhar na frente dos outros

A solução: clínicas próprios para quem está muito acima do peso podem ser boas alternativas, conforme o fator que provoca a inibição. Vale também conferir se há aulas segmentadas por faixa etária onde você malha (existem programas para quem tem mais de 60 anos, por exemplo) ou por nível de conhecimento naquela prática (iniciante, intermediário ou avançado) Evite locais envidraçados, que intimidam, preferindo os que proporcionem maior privacidade, como salas fechadas e turmas reduzidas.

 

A preguiça é mais forte do que eu

A solução: Às vezes, é só uma questão de trocar o horário que tudo se resolve. É preciso descobrir em que momento do dia você se sente melhor, e não tem outro jeito de fazer isso a não ser considerar seu histórico e testar sua  disposição exercitando-se em vários períodos. E relembre por que quis se mexer: se queria emagrecer, melhorar a qualidade de vida etc.

 

Não tenho tempo

A solução: use a criatividade. Quem tem filho pode, no fim de semana, escolher um lazer que queime muitas calorias, como andar de patins e de bicicleta. E que tal programar viagens curtas de aventura? Atitudes cotidianas também ajudam a afastar o sedentarismo: troque o elevador pelas escadas, tente sair mais vezes a pé. Para quem quer um treino prático, a sugestão é pular corda: “Quinze minutos diários são suficientes, intercalando 30 segundos pulando e 30 descansando.

 

Fonte: https://goo.gl/vmg8gz

Rua Debora Scholl, 2260 - Bairro Hans Paff, Santo Ângelo - RS. Tel.: 55 3312 8489